Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Moxabustão

Histórico:

A terapia de moxabustão é uma importante ferramenta para a Medicina Tradicional Chinesa, é conhecida por alguns autores como a terapeutica chinesa mais antiga, originou-se no norte do China, surgiu no ínicio do Neolitico por volta 2852 a.C., com o império de Fu Hi "o caçador" este tendo como mérito a autoria do clássico "I-Ching" baseado na doutrina do Yin-Yang, alem do conhecimento dos alimentos e os 8 trigramas (Pa Kua), base dos 64 hexagrama,

Hoje é uma técnica baseada nos meridianos da acupuntura e na mesma diagnose com os Cinco Elementos, e a teoria Yin-Yang.

A Etmologia da palavra moxabustão vem de duas letras cuja pronúncia é "okiu" e siguinifica "longo tempo de aplicação de fogo".


Preparo: A artemisia é a matéria prima para o preparo dos cones usados em moxabustão, o tempo adequado para a colheita é de novembro a dezembro, colhe-se somente a parte nova da planta, deixa primeiramente no sol para desidratar perdendo a água de 20% a 30% de água, depois deixa secar na sombra, após a secagem das folhas com um pilão soca-se cuidadosa para não destruir as suas fibras, peineirando em seguida para tirar o pó suas fibras macias e secas, não podem pegar umidade. Esse material geralmente encontra-se a venda já preparado chama-se "moxa" ou "moguça" e pode ser acondicionado em sacos plasticos bem fechados podendo durar até dez anos.


Principio Ativo: a artemisia tem como principio ativo santonina.


Existem várias técnicas para a utilização da moxabustão, atraves do bastão, do incenso mogussa-kô, moxa em lã, o terapeuta define qual é o material que vai utilizar para determinada enfermidade, a moxa é utilizada nos pontos de acupuntura e pode ser utilizada juntamente com a técnica de agulhamento potencializando o efeito no tsubo (ponto através dos meridianos) fazendo a energia do meridiano percorrer através dos depósitos de energia.


Deve se tomar a precaução de não molhar a mão aproximadamente uma hora após a aplicação, não se aplica o moxa no periodo menstrual, nem em pessoas com fraquesa, ou que tenha tomado bebidas alcoólicas. Não a necessidade de agasalhar-se mais após o moxa pois o calor recebido pelas células é um calor interno.


Thais Morato

Nenhum comentário:

Postar um comentário